O marketing verde está justamente associado à criação de uma boa imagem da empresa perante o mercado e, principalmente, o público.
Ela consegue se promover ao fazer uso de soluções sustentáveis, entre as quais está a instalação de um sistema fotovoltaico para gerar energia elétrica.
As contas de energia elétrica costumam ser muito altas nas empresas. E a saída é pagar para garantir a manutenção do negócio.
A energia do sol tem potencial muito elevado e é uma fonte renovável. Dessa forma, as empresas que instalam placas fotovoltaicas para gerar energia a partir do sol conseguem uma economia muito grande de dinheiro.
Para avaliar se realmente um investimento vale a pena, é preciso estimar o retorno sobre o investimento, ou payback. No comércio, o retorno pode ser mais rápido que em residências.
Depois desse prazo, a organização já fez economia com energia elétrica suficiente para cobrir o dinheiro investido inicialmente. Na verdade, quanto mais a empresa gasta com energia elétrica, melhor o custo-benefício da instalação do sistema fotovoltaico e mais rápido o payback.
Para analisar a viabilidade de um investimento, muitos critérios devem ser considerados, entre eles:
Prazo de retorno, payback;
Riscos envolvidos;
Gastos com instalação;
Custos iniciais de aquisição;
Vida útil do sistema;
Estimativa do retorno financeiro.
Se a empresa vier a necessitar, é possível ampliar o sistema de geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Isso significa que se trata de um sistema perfeitamente escalável;
A instalação das placas fotovoltaicas é efetuada de forma simples. Assim, não há interferência na produtividade da empresa. Elas são instaladas, na maioria das vezes, no telhado, com pouca interferência na rede elétrica.